27.08.2019 | Na sexta, dia 27.08, partimos de Sevilla com direção a Madrid. Para aproveitar que estávamos de carro, decidimos parar já na ida na famosa cidade medieval de Toledo.
Pelo caminho, infinitas plantações de oliveiras nos faziam companhia. Encontramos um pequeno produtor local e fizemos uma parada rápida para conhecer o local e degustar alguns dos seus premiados azeites. Deliciosos!!
O óleo turismo é algo que vem crescendo na região. Para quem tiver interesse é possível fazer a visita e conhecer o processo produtivo, mas é preciso reservar com antecedência. No nosso caso, ficou pra próxima, mas levamos conosco uma amostra dos deliciosos azeites para presentear os amigos que íamos visitar nas semanas seguintes.
Mais um pouco de estrada e pausa pro almoço. Encontramos um boteco ao lado de um posto e lá entramos. Incrível como em qualquer estabelecimento nessa região tem sempre umas tapas deliciosas e um bom azeite pra completar. Lá comemos o tradicional pão com tortilla de batata e seguimos viagem para Toledo.




Chegamos em Toledo um pouco tarde, por volta das 16h, e logo começamos o circuito a pé para conhecer alguns dos principais pontos turísticos. Toledo é uma cidade fortificada com uma variedade de monumentos árabes, judeus e cristãos e foi a primeira capital da Espanha reunificada.
Por conta do horário, tivemos que selecionar alguns monumentos para visitar e escolhemos os seguintes: Monasterio de San Juan de los Reyes (com um belíssimo claustro em estilo gótico e um jardim de laranjeiras ao centro), Sinagoga de Santa María La Blanca (sinagoga posteriormente transformada em igreja com lindas colunas e arcos brancos), Iglesia de Santo Tomé (onde se encontra a famosa pintura de El Greco – “O Enterro do Conde de Orgaz” – onde não se permite fotos), além da Plaza Zocodover (praça principal da cidade com diversas lojas e restaurantes).
Por conta do tempo (e do preço 😬), acabamos não entrando na famosa catedral da cidade, que é a segunda maior da Espanha (atrás de Sevilla). Assim temos motivos para voltar no futuro… 😉






Chegamos em Madrid já no início da noite e fomos direto para o nosso hotel descansar. No dia seguinte ficamos apenas no entorno, aproveitamos para fazer algumas reservas para nossos próximos destinos e organizar a programação dos dias seguintes.
O passeio de fato começou na quinta, dia 29.08, com o tradicional walking tour com um guia local. Ele nos explicou sobre a história do país e da cidade, destacando o período da retomada e unificação da Espanha pós conquista dos mouros. Com isso, passamos por uma série de pontos turísticos, entre eles, o teatro real, a Catedral, o Palácio Real, Plaza Mayor, etc. O tour terminou perto da hora do almoço e então fomos nos deliciar de tapas no mercado San Miguel. Apesar de bastante turístico e um pouco caro, o clima do lugar é muito legal e as tapas deliciosas. 😋










Na parte da tarde aproveitamos para entrar na Catedral de Madrid e fomos conhecer o Templo de Debod, um templo egípcio que foi doado à Espanha como agradecimento frente aos esforços do país em ajudar na remoção de um outro templo que seria submerso no Egito por conta da construção de uma represa. O templo é do século II a.C. e é algo único na Europa. Vale conhecer!





Para fechar o dia, fomos conhecer o interior do Palácio Real. Madrid tem algo muito legal que é oferecer aos turistas e locais algumas horas por semana de visita gratuita nos principais pontos turísticos da cidade, normalmente no fim da tarde. Por sorte, estávamos lá no dia certo e aproveitamos o benefício. 😉
O Palácio nos deixou muito surpresos: as salas são todas muito decoradas, com seus tetos pintados e móveis luxuosíssimos. Realmente impressionante! Infelizmente não é permitido tirar fotos, mas no Google se pode encontrar algumas. Dentre as principais estão: Sala das Porcelanas, Salão do Trono e Salão de banquetes.







No dia seguinte fomos queimar algumas calorias (dar uma corridinha) no Parque El Retiro, que ficava próximo ao nosso hotel. Outra bela surpresa de Madrid. O parque é muito lindo e bem maior que pensávamos. Vale a pena explorar! Com o dever cumprido, no almoço tivemos a recompensa com uma deliciosa paella em um restaurante típico local. 😋




Para fechar o dia e o nosso roteiro curto por Madrid, aproveitamos para conhecer o Museu de Arte Reina Sofia. O museu conta com uma acervo muito legal para quem curte arte do século XX, com várias obras dos espanhóis Dalí (as melhores na nossa opinião), Picasso e Miró.
A entrada também é gratuita em alguns dias e horários, vale a pena verificar 😉
Sempre fomos fãs de Barcelona, mas Madrid nos impressionou muito e parece ser uma cidade muito bacana para viver, super cosmopolita e vibrante. Vai ter volta, com certeza! 😉
No dia seguinte, tomamos um café rápido e partimos de ônibus com destino a Barcelona. Vamos ver se ela continua sendo a nossa preferida na Espanha… 😁

Deixe um comentário