Deserto do Sahara

09.09.2019 | Passados quatro dias em Marrakech, era hora de seguir viagem rumo ao Deserto do Sahara. Por recomendação de um amigo que mora no Marrocos há muitos anos, optamos por fazer o passeio com uma agência. Segundo ele, além das longas distâncias, a estrada naquela direção era um pouco perigosa. Fizemos as contas e o valor para fazer o passeio em grupo estava razoável, então acatamos a sugestão. 

Na segunda-feira, 09.09, começamos nosso tour. Assim como nós brasileiros, os marroquinos também tem a fama de não serem muito pontuais. Apesar disso, às 7h da manhã conforme combinado, o Chouaib, nosso guia e motorista, estava em frente ao Riad nos esperando. Segundo ele, a outra família que iria no passeio cancelou por conta de um imprevisto e nosso tour acabou virando privado – com o preço de grupo ☺️

Depois de 1,5h na estrada, fizemos uma parada rápida para café da manhã. Logo caímos na estrada novamente, cruzando a linda cordilheira das montanhas Atlas, com paisagens deslumbrantes. Um pouco mais adiante o Chouaib pegou uma estrada alternativa afim de passar por pequenos vilarejos onde algumas comunidades berberes vivem, ainda hoje, praticamente isolados. Ele nos explicou que o comércio entre os berberes, povo original do país, ainda funciona na forma de escambo, mas que apesar de viverem isolados, existem pequenas escolas para garantir uma educação básica às crianças.

Antes mesmo do primeiro passeio programado para o dia, entendemos o porquê de terem nos sugerido o tour com agência. São muuuuitas curvas pelo caminho, numa estrada bem estreita, em alguns pontos é difícil acreditar que é uma via de mão dupla. O Chouaib era meio agressivo no volante, mas dava pra ver que ele conhecia bem a estrada e sabia todas as curvas. Eu (Gabi) é que não estava acostumada com elas e tive que pedir um tempo… 🤦🏻‍♀️ Que eu me lembre, esse foi a segunda vez na vida que enjoei na estrada, então dá pra entender que é muita curva mesmo neh?! Rsrsrs

Mais um pouco de estrada e, por volta do meio-dia, chegamos a Aït-Ben-Haddou. A cidade fortificada, ou ksar como é chamada por aqui, é a mais bem preservada do país, reconhecida pela Unesco como patrimônio mundial da humanidade. No passado, o local teve um importante papel na rota comercial que saía de camelo da África subsaariana em direção à Marrekech levando mercadorias. Atualmente esse aglomerado de casas amontoadas datado do século XVII, é muito conhecido por ser o set de filmagem de muitos filmes e séries, como os famosos Gladiador, A Múmia e Game os Thrones.

Fizemos a visita pelo local, guiados por um dos poucos descentes das famílias que ali habitavam e que ainda vive na região. Ele nos explicou um pouco sobre as construções que são basicamente feitas de barro e palha e também sobre o convívio da comunidade que se trata como uma grande família. O passeio terminou com um almoço e, depois disso, estávamos prontos pra cair na estrada novamente.

Seguimos em direção ao Dades Valley, onde dormimos a primeira noite. No caminho, passamos por alguns estúdios de filmages que ficam na região, como o Atlas, onde também foram gravadas cenas de A Múmia. O último pitstop antes do destino final foi para avistar a formação rochosa conhecida como Monkey Figers ou Dedos de Macado, por conta do seu formato, muito bonito!

Por fim, uns 500 metros antes de chegarmos no hotel, tivemos que fazer uma parada forçada. Por conta da chuva de uns dias atrás, muita pedra tinha caído no caminho e a estrada estava fechada. Estacionamos por ali mesmo e seguimos a pé. Para fechar o dia, fizemos uma caminhada para ter a incrível vista do alto do Dades Gorges (ou Garganta de Dades), um grande desfiladeiro que possui uma sinuosa estrada conhecida como uma das mais perigosas do mundo.

No segundo dia do passeio, saímos por volta das 9h do hotel rumo Todhra Gorge, um outro desfiladeiro com incríveis. Depois disso, paramos apenas para almoço e seguimos em direção à principal atração do passeio, o Deserto do Sahara.

Por volta das 16h chegamos em Merzouga e paramos no alojamento onde tomamos uma ducha e deixamos nossas mochilas. Às 17:30 começou o tão esperado passeio de camelo pelas dunas do deserto em direção ao acampamento onde passaríamos a noite. No caminho, uma parada para apreciar o pôr do sol no deserto, um momento especial, muito lindo!!!

A noite no deserto em si não teve nada de especial, mas foi o fato de dormir por lá que nos permitiu ver o sol se pôr e também nascer na imensidão de areia que é o deserto do Sahara! Momentos inesquecíveis e indescritíveis, mas que as fotos nos ajudam a ilustrar 😉

De volta ao alojamento, tomamos café da manhã e uma ducha rápida e já caímos na estrada novamente. Tínhamos pela frente cerca de 600 quilômetros com muitas curvas, o que resulta em umas 9 horas de estrada. Fizemos só uma parada para almoço e, no fim da tarde, estávamos de volta a Marrakech.

2 respostas para “Deserto do Sahara”.

  1. Avatar de Gustavo Antonio Piazza
    Gustavo Antonio Piazza

    Que experiência esse passeio, muito top!

    Curtir

  2. As dunas e o deserto compoem um visual sem igual. Maravilhoso, fotos lindas .

    Curtir

Deixe um comentário