Rocky Mountains

15.07.2019 | Depois de dez dias em Vancouver, era hora de cairmos na estrada de novo. Tínhamos pela frente umas 9 horas de viagem, cerca de 800km para chegarmos em Jasper, na região das Rocky Mountains.

Saímos meio tarde de Vancouver e, com os pitstops pelo caminho, só chegamos em Jasper por volta das 22h. Mesmo nesse horário, o dia ainda estava claro e já conseguimos avistar as impressionantes montanhas ao fundo. A viagem foi mesmo longa, mas o trajeto é lindo! 💙

No primeiro dia em Jasper, fizemos uma trilha pelo Maligne Canyon e visitamos os lagos Edith e Annette pela manhã. Seguimos para o Patricia Lake, estacionamos à beira do lago para comer nosso sanduíche, quando começou a cair a maior chuva. Almoçamos no carro mesmo, ainda assim, com a vista do lago, nada mal! 😉 Aproveitamos o mal tempo e paramos para tomar um cafezinho, recarregar as energias e seguimos para o Valley of Five Lakes Hike. A trilha era linda, a cor dos lagos sempre impressionante… Pra fechar o dia, uma janta deliciosa já que tínhamos passado os dois últimos dias a base de pão e ovo. ☺️ Começamos muito bem nosso passeio pelas rochosas, e sabíamos que tinha muito mais por vir!

No dia seguinte, viajamos de Jasper a Banff pela famosa estrada cênica das Rocky Mountains, a Icefields Parkway. É um trecho de 231km que liga as duas cidades, mas que leva o dia todo por conta das atrações que se encontram pelo caminho. São cachoeiras, lagos, glaciares, montanhas… paisagens lindas e que merecem ser curtidas com calma!!!

Pra preservar a região e manter a paisagem, pelo caminho há apenas dois pontos com venda de comida. Sabendo disso, montamos nossos sanduíches, mais ovos e partimos para esse dia de estrada. E começamos muito bem, logo na saída de Jasper, encontramos um urso preto! 🖤 Por conta da chuva acabamos pulando algumas paradas, mas ainda assim o passeio foi incrível! As paradas que fizemos foram as seguintes: Horseshoe Lake, Althabasca Falls, Sunwapta Falls, Columbia Icefield, Weeping Wall Viewpoint, Peyto Lake e Bow Lake.

Na chegada a Banff aproveitamos que o Lake Louise estava no caminho de fizemos nossa primeira parada por lá! Não deu pra resistir a esse rencontro que eu (Gabi aqui!) esperava há mais de treze anos hehehe 😁. Quando fiz intercâmbio no Canadá, fiz uma viagem rápida pelas rochosas e, como era inverno, patinei sobre esse lago. Desde então era um sonho ver ele descongelado. Foi lindo fechar o dia assim!

No terceiro dia de rochosas e primeiro na região de Banff fomos visitar o Lake Louise novamente. Pra ir até lá, pegamos uma estrada paralela à highway, a Bow Valley Parkway. Também conhecida como A1, essa estrada é uma via mais lenta, de pista simples e que portanto tem mais vida selvagem. E nós estávamos à caça dos ursos…

E deu certo!!! Começamos o dia vendo um Grizzly!!!! A maior e mais perigosa espécie e também bem raros de se encontrar por aqui. Apenas uns 65 vivem pelo Park Nacional de Banff. Os mais comuns e que mais vimos na região, são os Black Bears. Mas se não tivemos muita sorte com o tempo, a sorte pra ver os ursos estava ao nosso lado! Animal, literalmente hehehe 😂

Voltando ao passeio no Lake Louise, dessa vez fizemos a trilha do Big Beehive pra ver o lago bem do alto. Depois de 5,5km de caminhada com uns 500 metros de elevação, passando por dois lagos de água cristalina e uma paisagem linda durante o trajeto, ainda fomos recompensados com uma vista incrível do Louise!!! E praticamente privada, vale muito!!

Em seguida, descemos uma parte do trajeto e fizemos uma parada na Lake Agnes Tea House, que fica à beira do lago de mesmo nome. Essa é a casa de chá mais antiga do Canadá. A casa opera desde 1905 no local e funciona até hoje sem eletricidade. Puro charme! Sentamos na varanda, estávamos apreciando a vista do lago, tomando nosso chá e comendo um delicioso crumble de maçã quando, de repente, começou a nevar!! Uma neve bem fininha, mas apesar do tempo instável, ninguém esperava por isso em pleno verão. E assim nossa trilha ficou ainda mais especial, porque além das paisagens lindas, da casa de chá lá no alto com direito a neve e tudo, também não esqueceremos do frio que passamos descendo a montanha enquanto nevava. 😉

Estávamos já bem cansados, mas o dia abriu de novo – não muito, mas o suficiente considerando o que se tinha de previsão – e aproveitamos pra visitar mais um lago que fica em Banff, o Lake Moraine. Que azul mais lindo!!!!! A cada lago é um azul diferente e todos eles impressionam! A cor depende, principalmente, da quantidade de sedimento de calcário depositada na água que é de degelo.

Não tivemos tempo e nem tínhamos mais forças pra fazer mais uma trilha, mas subimos uma bem curta e já pudemos apreciar o Lake Moraine um pouco mais do alto. Que coisa mais linda!!!!

No último dia que tivemos pelas rochosas, o plano era fazer a trilha do Johnston Canyon e visitar o Lake Emerald. Mas estava chovendo e desistimos da trilha. Tomamos um café tranquilo e quando o tempo melhorou um pouco caímos na estrada. Pelo caminho, encontramos mais um Black Bear! Aí a gente já esquece da chuva e ganha o dia! 

Seguimos em direção ao lago e no caminho a chuva já apertou. Estacionamos, comemos nosso sanduíche de almoço no carro e ficamos mais de uma hora no carro esperando a chuva passar. Quando melhorou um pouco decidimos sair. O Lake Emerald é lindo mesmo! E o nome faz jus à cor da água! Por conta do tempo não fizemos nenhuma trilha por lá, mas quem sabe um dia. 😉

Na volta, entramos em Banff para passear um pouco pelo centrinho da cidade, repleto de lojinhas, cafés e restaurantes. E assim fechamos nossa viagem pelas rochosas. Que seja um até logo!!

4 respostas para “Rocky Mountains”.

  1. Avatar de Gustavo Antonio Piazza
    Gustavo Antonio Piazza

    Caraca, que animal as cores dessa água. Sensacional esse passeio e com direito a apreciação da vida selvagem!

    Curtir

  2. Avatar de Hélio da Silva
    Hélio da Silva

    ROCKY MOUNTAINS é com certeza um lugar para conhecer.

    Curtir

  3. Fantástico !! A natureza exuberante forma paisagens únicas ….

    Curtir

  4. Aii que lindo! Estou olhando esse post com mais calma hoje porque vamos pra la na sexta feira! Vamos passar 7/8 dias entre Kelowna-Banff-Jasper-Kamloops.
    Preciso te perguntar coisas sobre as trilhas de Jasper… 😉

    Curtir

Deixe um comentário